Em agosto de 1990 era lançado Caustic Grip, quinto álbum dos canadenses do Front Line Assembly. Você confere essas e outras faixas do Front Line Assembly na programação da FWR.
O FLA exibiu uma eficiência condizente com a natureza mecânica de sua música quando o cofundador Michael Balch saiu em 1990 e o integrante de meio período Rhys Fulber assumiu perfeitamente seu lugar ao lado de Bill Leeb.
O timing de Fulber também foi propício no sentido de que o Gashed Senses & Crossfire do ano anterior expôs o FLA a um público maior e preparou o terreno para sua recém-formada equipe de produção operar sua mágica com máxima precisão e atenção em várias camadas aos detalhes. Os resultados reveladores podem ser experimentados nos grooves infernais e nas batidas hiperativas de faixas energizantes como "Resist", "Overkill" e "Force Fed". Por outro lado, ele chegou perto de cantar pela primeira vez em "Threshold" anormalmente calma, e a proporção de melodias sintetizadas por batida foi alterada levemente para o benefício dos singles "Provision" e "Iceolate". Este último até mesmo recebendo o benefício de um videoclipe na MTV para apoiá-lo. Acima de tudo, talvez, Caustic Grip ajudou o Front Line Assembly a romper definitivamente com o lendário grupo anterior de Leeb, Skinny Puppy, solidificando sua posição como um dos grupos essenciais dos anos 90.
O disco que para muitos elevou a EBM (Electronic Body Music) para outro patamar. Caustic Grip foi extremamente bem recebido não só pelos fãs do estilo, mas também pela crítica, recebendo elogios até da conceituada Melody Maker. Graças ao relativo sucesso desse disco e do posterior Tactical Neural Implant que o FLA fechou contrato na época com a famosa e conceituada gravadora Roadrunner.