Em agosto de 1983 chegava às lojas 40, single do álbum War do U2. Você confere essa e outras faixas do U2 na programação da FWR.
A canção é conhecida por suas apresentações ao vivo; o guitarrista The Edge e o baixista Adam Clayton trocam instrumentos durante as apresentações e, como era comumente tocado para encerrar seus shows, a banda deixava o palco um por um enquanto o público continuava a cantar o refrão.
Esta foi a última música escrita para o álbum. Eles já haviam usado uma semana extra de tempo de estúdio e precisavam de mais uma música rapidamente, então Bono abriu uma bíblia, leu o Salmo 40 dos Salmos de Davi, e eles colocaram uma canção.
Como última faixa do War, ela invoca a primeira, "Sunday Bloody Sunday", com o refrão "How long must we sing this song".
Em um show em Chicago em 29 de abril de 1987, Bono disse: "Esta é uma música que quando estávamos sendo expulsos do estúdio ... passamos dez minutos escrevendo a próxima música, dez minutos gravando, dez minutos mixando , dez minutos reproduzindo, e isso não tem nada a ver com o motivo pelo qual é chamado de 40".
O baixista do U2, Adam Clayton, não estava disponível quando eles gravaram, então The Edge tocou guitarra e baixo.
A música foi lançada como um single comercial apenas na Alemanha, simplesmente para promover a aparição do U2 no Festival Loreley em 1983. Ele foi lançado em um disco de gramofone de 7 polegadas com um lado B da versão do álbum de "Two Hearts Beat as One".
Desde sua estreia ao vivo em 26 de fevereiro de 1983, em Dundee, "40" tem sido um marco nos shows ao vivo do U2, tendo sido tocados quase 400 vezes.