The Stooges é o álbum de estreia da banda norte-americana proto punk The Stooges. Lançado no dia 5 de agosto de 1969, The Stooges é até hoje considerado um dos discos precursores do punk rock. Você confere essas e outras faixas do The Stooges na programação da FWR.radio.
Embora os Stooges tivessem alguns pontos óbvios de influência, a arrogância dos primeiros Rolling Stones, o ritmo excitante dos Troggs, o escárnio de milhares de bandas de garagem adolescentes e a ânsia experimental do Velvet Underground de saltar para o vazio, eles não não soavam como ninguém quando seu primeiro álbum chegou às lojas em 1969. As execuções da guitarra de Ron Asheton são tão brutais e concisas que alcançam um gênio ingênuo, enquanto a bateria proto-Bo Diddley de Scott Asheton e o baixo sólido de Dave Alexander levam essas músicas à submissão com uma força que inspira temor. E os vocais vividamente em branco de Iggy preenchem o "so what?" encolher os ombros de mil adolescentes com uma riqueza de arrogância palpável e confusão maravilhosa.
Um dos problemas de ser um pioneiro é se fazer entender para os outros e, embora John Cale parecesse simpático ao que a banda estava fazendo, ele não pareceu entender e, como resultado, ele fez um som de banda fisicamente poderoso um pouco lento na fita e sua mixagem foi desaprovada pela banda e pela gravadora. Mas "1969", "I Wanna Be Your Dog", "Real Cool Time", "No Fun" e outros rippers clássicos estão a bordo, e uma escuta revela por que eles se tornaram clarins na revolução do punk rock. Parte da diversão do The Stooges é, então, como agora, a banda conseguiu a difícil façanha de soar à frente de seu tempo e totalmente fora de seu tempo, tudo de uma vez.