No dia 9 de agosto de 1986 era lançado Orgasmatron, sétimo álbum de estúdio do Motörhead.
Superficialmente, o Motörhead parecia estar tentando algo novo com o Orgasmatron, trazendo o produtor Bill Laswell para colocar uma inclinação um pouco diferente em seu som característico. Laswell reforçou a mixagem com detalhes sonoros adicionados, o que funciona com um efeito particularmente bom na faixa-título, a produção em camadas densas ajuda a transformar a música e seu riff simples em um festival de barulho psicodélico pesado. Em outros lugares, a produção às vezes tem o efeito de silenciar a energia da banda, soando estranhamente processada e sem a mordida crua do trabalho anterior. "Deaf Forever" e "Built for Speed" se destacam no disco.
Em sua autobiografia White Line Fever, Lemmy afirma: "No final das contas, Bill era bom para obter sons, mas ele estragou tudo na mixagem. Foi um álbum muito melhor quando ele o levou para Nova York do que quando ele o trouxe de volta ... Foi terrível. Orgasmatron foi péssimo".
O guitarrista Phil Campbell lamentou:
"Acho que a produção nos decepcionou em Orgasmatron. As músicas eram realmente boas. Colocamos muito esforço nas músicas".
Orgasmatron é o primeiro álbum da banda a apresentar dois guitarristas, Phil "Wizzö" Campbell e Michael "Würzel" Burston, e também o único álbum de estúdio completo do Motörhead a apresentar Pete Gill na bateria, embora todos os três também tenham tocado nas novas faixas gravadas para o álbum de compilação No Remorse, gravado e lançado em 1984. Este também é o primeiro álbum da banda com uma formação de quatro integrantes, em vez de um trio usual.