No dia 10 de agosto de 1987 chegava às lojas Girlfriend in a Coma, primeiro single do álbum Strangeways, Here We Come do The Smiths, Você confere essa e outras faixas do The Smiths na programação da FWR.
O single atingiu o décimo terceiro lugar na parada de singles do Reino Unido. Girlfriend in a Coma foi o último single dos Smiths a incluir material recém-gravado no lado B.
A letra de Girlfriend in a Coma chegou a causar espanto e controvérsias, muitos consideraram a letra extremamente pesada e depressiva. A Rolling Stone chamou "Girlfriend" de uma canção sobre AIDS que responde "à crise que tirou a vida e partiu o coração de tantos amigos e amantes". A BBC Radio 1 se recusou a tocar a música. Morrissey disse mais tarde: "Vocês não deveriam gostar dessas canções. Elas são muito deprimentes e não deveriam ser tocadas na rádios". Nos bastidores as coisas não iam nada bem. A insistência de Morrissey em incluir a cover de Cilla Black como B-side do single irritou Johnny Marr e foi um dos motivos que o fez deixar a banda logo depois. Marr disse à revista Record Collector em 1992: "Essa foi a gota d'água, realmente. Eu não formei um grupo para tocar músicas de Cilla Black. Foi isso, sério. Decidi que iria viajar de férias. O único lugar em que consegui pensar foi em Los Angeles, era o único lugar que eu sabia onde haveria sol, então lá fui eu. Nunca mais vi Morrissey".