Patrick Bruce Metheny é mais um dos ilustres aniversariantes de agosto. Nascido em 12 de agosto de 1954, Pat Metheny iniciou ainda muito novo na música, com apenas 8 anos ele já tocava trompete, aos 12 anos trocou pela guitarra, aos 15 anos já estava trabalhando com os melhores músicos de jazz do Kansas. Você confere This is Not America (parceria com David Bowie) na programação da FWR.
O seu primeiro sucesso foi em 1974 com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), que segundo a crítica, reinventou "o som tradicional da guitarra jazz" para uma nova geração de guitarristas".
Durante os anos, atuou com músicos tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Brad Mehldau, Jim Hall, Jaco Pastorius, Joni Mitchell, Milton Nascimento e David Bowie com quem gravou um dos seus maiores sucessos e uma das mais belas canções dos anos 80, This is Not America, que fez parte da trilha sonora do filme The Falcon and the Snowman (A Traição do Falcão) de 1985. A faixa foi lançada como single, chegando ao n°14 no Reino Unido e ao n°32 nos Estados Unidos.
Foi também um dos pioneiros da música eletrônica e foi um dos primeiros músicos do jazz que tratou o sintetizador seriamente. Anos antes da invenção da tecnologia de MIDI, Metheny usava o Synclavier como uma ferramenta de composição.
Durante anos, Metheny ganhou várias homenagens como o "melhor guitarrista de jazz", discos de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. Ganhou também vinte prêmios Grammy Awards sobre uma variedade de categorias diferentes incluindo "Best Rock Instrumental", "Best Contemporary Jazz Recording", "Best Jazz Instrumental Solo" e "Best Instrumental Composition". O Pat Metheny Group ganhou sete Grammy consecutivos em sete álbuns consecutivos.