No dia 13 de agosto de 1990 chegava às lojas pela gravadora 4AD, Bossanova, terceiro álbum de estúdio da banda americana Pixies. Você confere essas e outras faixas do Pixies na programação da FWR.radio.
O som do álbum, inspirado no surf rock e space rock tem várias referências a assuntos alienígenas e objetos voadores não identificados.
Bossanova alcançou a posição 70 na Billboard 200 e a posição número três na parada do Reino Unido. Dois singles do disco foram lançados, Velouria e Dig for Fire; ambos colocados na parada do US Modern Rock Tracks, em #4 e #11, respectivamente.
As críticas foram geralmente positivas. Mat Snow, da Q, em sua resenha sobre Bossanova em setembro de 1990, escreveu "os Pixies são mestres da incongruência calculada" e "eles dão uma lição prática sobre os primeiros princípios de como isso deve ser feito". NME notou que "as canções mantêm as melodias fortes de Doolittle". A Rolling Stone deu ao álbum três de cinco estrelas. Em comparação com os álbuns anteriores, a crítica Moira McCormick descreveu Bossanova como "mais um álbum de rock direto, pelos padrões dos Pixies, o que significa que ainda está fora do mainstream". A revista britânica Select elegeu Bossanova como seu álbum do ano em 1990. O álbum também foi incluído no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer.