No dia 15 de agosto de 1993 chegava às lojas Stoned & Dethroned, quinto álbum do The Jesus and the Mary Chain. Você confere as faixas do The Jesus and the Mary Chain na programação da FWR.radio.
Depois de passar a maior parte de 1992 em turnê, a banda entrou em estúdio em janeiro de 1993 com a ideia de gravar um álbum acústico. Pela primeira vez desde Psychocandy, JAMC gravou com uma banda completa com Steve Monti do Curve tocando bateria e o baixista Ben Lurie em turnê. A gravação demorou mais do que o planejado, durando quase um ano. O álbum também traz participações especiais de Shane MacGowan do The Pogues na faixa God Help Me e Hope Sandoval do Mazzy Star, cantando um dueto com Jim Reid em Things Always, primeiro single do álbum.
Em maio de 1998, o álbum bateu o número de 121.000 cópias vendidas nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen SoundScan. Stoned & Dethroned é tido por muitos como o álbum mais simples e aparentemente o mais óbvio que os Reid Brothers gravaram. A verdade, entretanto, é que quanto mais você ouvir, mais profundamente você o entenderá. Na época de seu lançamento, o JAMC estava passando por uma fase pessoal ruim e também estava começando a perder popularidade e isso é algo que fica bem claro no álbum. Até o título Stoned & Dethroned, escolhido por Jim Reid, sugere isso. A maioria das canções foram escritas pelo seu irmão, William, e são bem sombrias. Sabe aquelas situações que você escolhe um álbum para ouvir quando está deprimido e quer se sentir melhor ou quando só precisa se consolar? Este é um daqueles. Isso não o tirará da depressão e não vai o expor à luz ofuscante do sol. Isso permite que você continue se sentindo deprimido, mas também oferece algum conforto e alivia um pouco da dor.