No dia 17 de agosto de 1979 chegava às lojas Drums and Wires, terceiro álbum de estúdio da banda XTC. Você confere as faixas do XTC na programação da FWR.
Após o Go 2, o tecladista Barry Andrews deixou o XTC e, ao invés de encontrar um tecladista substituto, a banda optou por recrutar outro guitarrista (que também tocava teclado), Dave Gregory.
O álbum que se seguiu à mudança de formação, Drums and Wires, marca uma virada para a banda, com um conjunto de canções mais moderado que reflete uma crescente proficiência na composição. A energia sem objetivo dos dois primeiros álbuns é focada em uma declaração coesa com uma voz distinta que mantém seu humor inteligente, jogo de palavras peculiares e sabor decididamente britânico. Musicalmente, Drums and Wires, intitulado para refletir o som do big drum que desenvolveram para o álbum, é certamente impulsionado pelos ritmos poderosos e angulares, principalmente arranjos minimalistas, mas a adição de um segundo guitarrista também permite algum trabalho de guitarra inventivo e interessante (os "fios") que compensaram a falta dos floreios estranhos de Andrews, a tensão entre os dois sons cria um pop nervoso e verdadeiramente inspirado. Colin Molding também se destacou como compositor, escrevendo o primeiro sucesso substancial do XTC, o clássico da new wave "Making Plans for Nigel".
O álbum foi o primeiro lançado nos Estados Unidos. O disco apresenta uma mistura de estilos pop, art rock, new wave e punk com muita interação rítmica entre os estilos dos dois guitarristas da banda. Drums and Wires alcançou a posição 34 na na parada do Reino Unido e a posição 176 na Billboard 200 dos EUA. Making Plans for Nigel alcançou a posição 17 na parada de singles do Reino Unido e marcou o avanço comercial da banda.