XTC - Drums and Wires - 17 de agosto de 1979
Álbuns / Singles
Publicado em 17/08/2024

No dia 17 de agosto de 1979 chegava às lojas Drums and Wires, terceiro álbum de estúdio da banda XTC. Você confere as faixas do XTC na programação da FWR.

Após o Go 2, o tecladista Barry Andrews deixou o XTC e, ao invés de encontrar um tecladista substituto, a banda optou por recrutar outro guitarrista (que também tocava teclado), Dave Gregory.

O álbum que se seguiu à mudança de formação, Drums and Wires, marca uma virada para a banda, com um conjunto de canções mais moderado que reflete uma crescente proficiência na composição. A energia sem objetivo dos dois primeiros álbuns é focada em uma declaração coesa com uma voz distinta que mantém seu humor inteligente, jogo de palavras peculiares e sabor decididamente britânico. Musicalmente, Drums and Wires, intitulado para refletir o som do big drum que desenvolveram para o álbum, é certamente impulsionado pelos ritmos poderosos e angulares, principalmente arranjos minimalistas, mas a adição de um segundo guitarrista também permite algum trabalho de guitarra inventivo e interessante (os "fios") que compensaram a falta dos floreios estranhos de Andrews, a tensão entre os dois sons cria um pop nervoso e verdadeiramente inspirado. Colin Molding também se destacou como compositor, escrevendo o primeiro sucesso substancial do XTC, o clássico da new wave "Making Plans for Nigel".

O álbum foi o primeiro lançado nos Estados Unidos. O disco apresenta uma mistura de estilos pop, art rock, new wave e punk com muita interação rítmica entre os estilos dos dois guitarristas da banda. Drums and Wires alcançou a posição 34 na na parada do Reino Unido e a posição 176 na Billboard 200 dos EUA. Making Plans for Nigel alcançou a posição 17 na parada de singles do Reino Unido e marcou o avanço comercial da banda.

 

Comentários