No dia 18 de agosto de 1981 chegava às lojas Dark Continent, primeiro álbum de estúdio do Wall of Voodoo. Você confere as faixas do Wall of Voodoo na programação da FWR.
Um videoclipe foi produzido para a música Call Box (1-2-3), mas a faixa que mais chamou atenção do álbum foi Back in Flesh, que a banda executou no filme concerto de grande impacto de 1981 chamado Urgh! A Music War. As primeiras versões ao vivo de quatro canções, Red Light, Animal Day, Back in Flesh e Call Box (1-2-3), foram apresentadas na compilação Index Masters, relançada em 2005.
De certa forma, Dark Continent é o melhor álbum do Wall of Voodoo. Embora não tenha uma Mexican Radio de seu álbum seguinte, os arranjos e conceitos são executados com brilhantismo. Oferecendo uma mistura totalmente única de batidas eletrônicas, solos de guitarra de Mark Moreland e os vocais e letras autênticas de Stan Ridgway.
"Dark Continent" chegou a ser comparado com a sonoridade do Devo, mas na verdade é realmente original. As canções lidam com perigos naturais e industriais, relações tensas que refletem uma perspectiva mal-humorada da classe trabalhadora, que oferece um contraste interessante com os elementos da new wave do sintetizador proeminente e batidas em ritmos hiperativos. Se a originalidade e a visão artística são alguma medida do valor de um álbum de rock, Dark Continent cumpre os dois", Greg Adams, crítico Allmusic.