O nosso ilustre aniversariante de hoje é Ralf Hütter. Nascido em 20 de agosto de 1946, Ralf Hütter é um músico e compositor alemão fundador do Kraftwerk. Você confere as faixas do Kraftwerk na programação da FWR.
Desde a saída de Florian Schneider em 2008, ele é o único integrante remanescente da banda.
Ralf Hütter (órgão, sintetizadores) e Florian Schneider (flautas, sintetizadores, violino) se conheceram como alunos na Robert Schumann Hochschule em Düsseldorf, no final dos anos 1960, participando da cena de música experimental e da cena artística alemã da época, que a Melody Maker chamou certa vez de "Krautrock". Eles se juntaram e um quinteto conhecido como Organisation, chegaram a lançar um álbum, Tone Float em 1969, pela RCA Records no Reino Unido, mas se separaram logo em seguida.
Ralf Hütter é um entusiasta do ciclismo, fato que se reflete em parte do trabalho da banda. Foi amplamente afirmado que, quando ele estava em turnê, o ônibus do grupo deixava Hütter a 100 milhas de distância do próximo local e ele seguia pedalando o resto do caminho, uma história que Hütter confirmou mais tarde. Os integrantes da banda começaram a andar de bicicleta ao gravar o álbum The Man-Machine no final dos anos 1970. O single "Tour de France" inclui sons que seguem este tema, incluindo correntes de bicicleta, mecanismos de engrenagem e a respiração do ciclista. Na época do lançamento do single, Ralf Hütter tentou persuadir o resto da banda de que eles deveriam gravar um álbum inteiro baseado no ciclismo. Na época, isso não aconteceu, mas o projeto acabou sendo lançado como Tour de France Soundtracks em 2003. Hütter se envolveu em um grave acidente de bicicleta em 1982, durante o período de gravação do Electric Café. Ele ficou em coma por alguns dias.