Singela homenagem a John Graham Mellor, mais conhecido como Joe Strummer. Nascido em 21 de agosto de 1952, Joe foi um músico, cantor, compositor, guitarrista e cofundador do The Clash, banda formada em 1976 é considerada um dos pilares do punk rock britânico.
Você confere as músicas do The Clash na programação da FWR.radio.
Como vocalista e principal compositor do Clash, Joe Strummer criou alguns dos mais ferozes e apaixonados punk rock e, na verdade, rock & roll, de todos os tempos. Strummer expandiu a paleta musical do punk com sua predileção pelo reggae e pelo rock & roll clássico, e sua assinatura abaixo emprestou uma urgência apaixonada aos slogans políticos que preenchiam algumas de suas melhores canções.
Depois que o Clash se desfez em 1986 na sequência do álbum Cut the Crap, Strummer perseguiu a atuação cinematográfica enquanto também contribuía com música para filmes de Alex Cox, e lançou um álbum solo, Earthquake Weather, em 1989. Depois de se afastar da música por vários anos, um Strummer revigorado retornou no final dos anos 90 com um novo grupo, os Mescaleros, gravando um trio de álbuns que fundia o rock & roll com uma variedade de sabores da world music.
Ele declarou sobre suas visões socialistas: "Eu acredito no socialismo porque parece mais humanitário, ao invés de cada um por si. Eu me decidi vendo a sociedade desse ângulo. É de onde eu venho e é de onde tomei minhas decisões. É por isso que acredito no socialismo".
Strummer morreu repentinamente em 22 de dezembro de 2002 em sua casa em Broomfield em Somerset, vítima de um defeito cardíaco congênito não diagnosticado. Nesta época, Joe estava trabalhando em outro álbum do Mescaleros, que foi lançado postumamente em outubro de 2003 sob o título Streetcore.