Midnight Oil - Diesel and Dust - 21 de agosto de 1987
Álbuns / Singles
Publicado em 21/08/2024

Em agosto de 1987, chegava às lojas Diesel and Dust, sexto álbum de estúdio do Midnight Oil. Você confere as músicas do Midnight Oil na programação da FWR.radio.

Diesel and Dust é um álbum conceitual sobre as lutas dos indígenas australianos e as causas ambientais, questões importantes para a banda. Diesel and Dust alcançou a posição nº 1 na parada de álbuns australiana por seis semanas, nº 21 na Billboard 200 dos EUA em 1988 e nº 19 na parada de álbuns do Reino Unido. Beds Are Burning foi seu maior single de sucesso internacional, alcançando a 6ª posição na Austrália, a 17ª posição na Billboard Hot 100 dos EUA e a 6ª posição na parada de singles do Reino Unido.

Na cerimônia de premiação da Australian Recording Industry Association (ARIA) em 1988, Midnight Oil ganhou o prêmio de Melhor Capa por Diesel and Dust. A capa do álbum foi desenhada pelo fotógrafo Ken Duncan e pelo artista visual Wart (também conhecido como Jen Waterhouse). Ele também ganhou Melhor Single e Melhor Canção por Beds Are Burning. De acordo com o historiador australiano Ian McFarlane, Midnight Oil "atingiu o auge com o lançamento do inovador Diesel and Dust ... [é] sem dúvida um dos melhores álbuns australianos de todos os tempos. Poderoso, dinâmico e apaixonado, canções como Beds are Burning, Put Down That Weapon, Dreamworld, The Dead Heart e Sell My Soul são declarações de intenções e um apelo à ação, apoiado pela força de suas convicções". Mark Deming, do AllMusic, chamou o disco de "um sucesso artístico e um triunfo para a política de esquerda", o que "deixa claro que os integrantes da banda poderiam aplicar sua inteligência e paixão a um material menos agressivo e ainda assim criar uma música forte e atraente".

 

Comentários