No dia 21 de agosto de 1990 era lançado Facelift, álbum de estreia do Alice in Chains. Você confere as faixas do Alice in Chains na programação da FWR.radio.
Quando o álbum foi lançado, cerca de um ano antes de Nevermind do Nirvana, a cena próspera de Seattle mal constava no radar musical nacional fora dos círculos undergrounds (embora a estreia do Soundgarden na grande gravadora, Louder Than Love, que também foi lançado naquele ano e trouxe uma indicação ao Grammy). Isso começou a mudar quando a MTV apresentou o vídeo de "Man in the Box", dando ao grupo um impulso crucial e ajudando a pavimentar o caminho para a explosão popular do grunge no final de 1991.
Suas influências dominantes, Black Sabbath e The Stooges, dificilmente eram únicos na cena de Seattle, mas Alice in Chains eram indiscutivelmente a mais metálica das bandas grunge, o que lhes deu um apelo definitivo fora do underground. O som sinistro, taciturno e sufocante do grupo ganhou ampla exposição na cena do hard rock de 1990. As canções do Alice in Chains eram em sua maioria lentos e opressivos, cantos fúnebres com um sentido melódico inegável, mas que se arrastava sobre a lama turva do ataque instrumental da banda de uma forma que dificilmente se encaixava nas noções aceitas do que tornou o hard rock cativante e acessível. Embora algumas partes do Facelift se tornem túrgidas e bombásticas, o efeito geral é fresco, excitante e poderoso.
Enquanto Alice in Chains continuaria a fazer um trabalho melhor e mais consistente, Facelift foi um dos discos mais importantes em estabelecer um público para grunge e rock alternativo entre os ouvintes de hard rock e heavy metal, e com sua certificação de vendas de platina, também fez Alice in Chains, a primeira banda de Seattle a atingir um público mais amplo.