No dia 22 de agosto de 1983 era lançado Mama, single do album Genesis da banda Genesis. Você confere essa e outras faixas do Genesis na programação da FWR.radio.
A música é sobre um jovem obcecado por uma prostituta que não está interessada nele. Ele tem uma fixação edipiana por ela e insiste em chamá-la de "mamãe". É baseado em um livro que Phil Collins leu chamado The Moon's A Balloon, de David Niven. No livro, um jovem se apaixona por uma prostituta mais velha que não retribui seu afeto.
Se você pensou que essa música tratava de aborto, você não é o único. Phil Collins contou uma história sobre tocar a música para o empresário da banda pela primeira vez, que pensava que o narrador era a voz do feto implorando à mulher grávida.
Em uma coletiva de imprensa após o lançamento do álbum, Collins disse que quando eles escreveram a música, ela "teve muito vapor, muito calor", e eles imaginaram bordéis cubanos. A banda não gostou muito da música quando a escreveu e ficou surpresa quando ela pegou.
O refrão consiste em risadas maníacas interpretadas por Phil Collins. Quando questionado sobre como entrar no clima sinistro para cantar a música, Collins disse que não era um problema. Afinal, ele era um ator talentoso muito antes de ingressar no Genesis.
Mike Rutherford criou a percussão incomum com uma bateria eletrônica definida para distorcer as batidas. As baterias eletrônicas eram tipicamente domínio de Phil Collins, mas o Genesis não cumpria os papéis quando se tratava de composição, já que todos os três integrantes podiam contribuir em vários níveis.