No dia 24 de agosto de 1982 era lançado Chronic Town, primeiro EP do R.E.M. Você confere as faixas do R.E.M. na programação da FWR.radio.
Após o relativo sucesso do single de estreia da banda, Radio Free Europe, em 1981, o empresário Jefferson Holt sentiu que o R.E.M. estava pronto para gravar um material mais longo. Ao mesmo tempo que ele sentia que eles ainda não estavam preparados para gravar um álbum completo, Holt percebeu que um EP seria ideal.
A banda não tinha certeza se gravariam com o produtor Mitch Easter (que produziu Radio Free Europe), mas Easter conseguiu convencer Holt e a banda a deixá-lo produzir.
Em outubro de 1981, R.E.M. passou um fim de semana no Drive-In Studios de Easter gravando o EP. Easter era fã da banda Kraftwerk, o que o inspirou a tentar vários experimentos enquanto gravavam. Ele incorporou loops de fita e gravou o cantor Michael Stipe cantando ao ar livre. A banda estava aberta a tal experimentação e usou as sessões como uma oportunidade para aprender como usar um estúdio.
A demo da banda chamou a atenção de I.R.S. Records. A gravadora convenceu o REM a assinar um contrato de gravação. Os executivos sentiram que a lista de músicas proposta para o álbum estava enfraquecida pela canção Ages of You, e sentiram que Wolves, Lower era uma escolha melhor..
Richard Grabel da NME, elogiou as auras de mistério das canções e concluiu: "REM soa verdadeiro, e é ótimo ouvir algo tão espontâneo e astuto como isso". O escritor da Creem, Robot A. Hull, começou sua crítica dizendo: "Este EP é tão arcano que eu tive que tocá-lo seis vezes seguidas para entender, e mesmo agora, ainda não tenho certeza." e concluiu elogiando o EP por "[evocar] a música do final dos anos 60 sem quaisquer pretensões, misturando passado e presente para moldar ambos em momentos simultâneos".