Urgh! A Music War - 25 de agosto de 1981
Publicado em 26/08/2024 18:04
Álbuns / Singles

Em agosto de 1981 era lançado Urgh! A Music War, trilha sonora do documentário de mesmo nome.

A maior parte dessa trilha sonora do documentário é a antítese do rock de arena inchado dos anos 1970. O álbum tem o subtítulo "A Music War". Mas as bandas britânicas que dominam o álbum estavam lutando contra os problemas sociais e econômicos do Reino Unido, tanto quanto se rebelar contra a comercialidade e a presunção do rock popular proveniente dos Estados Unidos.

A programação apresenta uma variedade de bandas new wave de ponta em apresentações ao vivo no Reino Unido e Estados Unidos. Embora grande parte da música seja datada de um período, as apresentações são emocionantes e surpreendentemente boas. Afinal, o rock alternativo deve estar sempre na moda, ou o próprio rock está acabado. A maioria das bandas mais conhecidas do álbum são americanas, Devo, Joan Jett e os fora do lugar Go-Gos. Os americanos The Cramps e X juntam-se aos seus colegas ingleses 999, John Otway e outros com apresentações em trem descontrolado. O XTC condena a conformidade suburbana com "Respectable Street", capturando tão bem quanto qualquer um aqui o espírito do movimento new wave/punk.

O documentário foi dirigido por Derek Burbidge e produzido por Michael White e Lyndall Hobbs. Entre os artistas apresentados no filme estão:

Orchestral Manoeuvres in the Dark (OMD), Magazine, The Go-Go's, Toyah Willcox, The Fleshtones, Joan Jett & the Blackhearts, X, XTC, Devo, The Cramps, Oingo Boingo, Dead Kennedys, Gary Numan, Klaus Nomi, Wall of Voodoo, Pere Ubu, Steel Pulse, Surf Punks, 999, The Alley Cats, UB40, Echo & the Bunnymen e The Police.

 

Comentários