Em agosto de 1987 era lançado Birthday, single do album Life's Too Good do The Sugarcubes. Você confere as faixas do The Sugarcubes na programação da FWR.radio.
Depois que Birthday se tornou o single da semana na revista Melody Maker e NME, e foi selecionada como número um na lista Festive Fifty de John Peel, a banda alcançou reconhecimento e sucesso mundial.
A canção é mais notável pela ginástica vocal única de Bjork e por suas letras estranhas sobre uma garota que "enfia minhocas em um cordão", "mantém aranhas no bolso" e "coleta asas de mosca em uma jarra".
Björk começou a escrever essa música sobre "um dono da mercearia, muito próximo de mim, em uma lojinha". Ela disse à Sounds em 1987: "Então eu descobri que era sobre um cara velho que mora perto de mim, isso mudou com muita frequência. Então, finalmente, eu só tive que escrever e eu meio que colecionei memórias de minha cabeça, como quando eu era criança, todos os velhos que me influenciaram meio eroticamente, sem fazer nada, na verdade. Homens com 50 anos e coisas assim. Mas, você sabe, sem fazer nada, então esse é o sentimento".
Ela acrescentou: "Era apenas uma atmosfera que eu estava tentando descrever. A única coisa que eu estava fazendo conscientemente, que era misturar pura inocência e pureza, bem, não o perigo, mas algo, você sabe, o mal de maneira irreal".
No Reino Unido, a música foi a primeira do grupo a entrar nas paradas, alcançando a posição 65 e também alcançou a segunda posição nas paradas independentes do país.
Os Sugarcubes cantaram a música, junto com "Motorcrash" no Saturday Night Live durante o episódio de 15 de outubro de 1988, que foi apresentado por Matthew Broderick.
A faixa foi remixada em 1988 por Jim e William Reid do The Jesus and Mary Chain e reeditada como Birthday (The Christmas Mixes).