No dia 27 de agosto de 1979 chegava às lojas E=MC², álbum de estúdio do músico italiano Giorgio Moroder. Você confere as faixas de Giorgio Moroder na programação da FWR.radio.
A faixa-título alcançou a posição número 4 na parada Billboard Dance Club Songs.
Mesmo que Moroder não tenha inventado a electronic dance music sozinho, ele foi um dos primeiros a reconhecer suas possibilidades. Em 1979, Moroder nos mostrou algumas dessas possibilidades em E = MC2, uma gravação programada e inteiramente eletrônica que ele produziu com Harold Faltermeyer. Embora o trabalho anterior de Moroder com Donna Summer tenha favorecido cordas e orquestração pródiga, sintetizadores e batidas eletrônicas definiram este LP.
Para apreciar o quão inovador este álbum era para sua época, você tem que lembrar que em 1979 o R&B e o dance-pop não tinham sido tomados completamente pela alta tecnologia e ainda dependiam de muitos músicos em estúdio.
Essa é a dance music que precedeu a ascensão do techno, da house e do ruído industrial, e surgiu em uma época em que o hip-hop estava em sua infância e a subcultura rave ainda estava para ser inventada.
Mesmo que as canções em si sejam medianas, a produção futurística de Moroder e Faltermeyer torna E = MC2 um LP historicamente interessante que qualquer pessoa que goste de música eletrônica precisa conferir.