No dia 27 de agosto de 1981 era lançado New Traditionalists, quarto álbum de estúdio do Devo. Você confere as faixas do Devo na programação da FWR.radio.
O som do álbum continuou na linha do álbum de estúdio anterior Freedom of Choice, com os sintetizadores sendo mais presentes e as guitarras se tornando mais moderadas. Algumas das faixas apresentavam baterias eletrônicas pela primeira vez em um álbum do Devo. Além disso, as letras são frequentemente sombrias e vitriólicas, como as faixas Through Being Cool e Beautiful World.
Com o sucesso de Whip It, de seu álbum Freedom of Choice, Devo atraiu um novo público, mais voltado para o pop, que estava menos interessado nas teorias artísticas e nas letras inteligentes do Devo. Em resposta, New Traditionalists pretendia ser um álbum muito mais denso, profundo e sério.
A faixa inicial, Through Being Cool, foi um ataque direto aos novos fãs que não entenderam a mensagem do Devo.
A maioria das músicas do álbum são mais diretas do que nos álbuns anteriores. A exceção é Beautiful World, cuja mensagem parece otimista no início, mas muda conforme a música avança. Isso fica ainda mais claro no vídeo promocional da faixa.
Em Enough Said, Devo fez uma de suas primeiras declarações abertamente políticas, atacando os líderes mundiais e todo o processo político.
Como acontece com todos os álbuns e turnês do Devo, a banda desenvolveu um novo visual para o álbum, o "New Traditionalist Pomp", em uma entrevista, o cofundador e baixista Gerald Casale afirmou que foi modelado no estilo de cabelo de Ronald Reagan. Eles também usam camisetas azuis com modelos diferentes na capa da versão americana e europeia.
O nome do álbum foi inspirado em um grupo político de extrema direita japonês chamado New Traditionalists.