Bjork - Vespertine - 27 de agosto de 2001
Álbuns / Singles
Publicado em 27/08/2024

No dia 27 de agosto de 2001 chegava às lojas Vespertine, quarto álbum de estúdio da Bjork. Você confere as faixas da Bjork na programação da FWR.radio.

A produção do álbum começou durante as filmagens de Dancer in the Dark (Dançando no Escuro), que foi marcado pelo conflito entre Björk e o diretor Lars von Trier nos bastidores.

O som de Vespertine refletia o interesse recém-descoberto de Björk pela música de artistas como Opiate e Console, que também foram recrutados como produtores.

Björk queria fazer um disco com um som intimista e doméstico, diferente da sonoridade de seu álbum de estúdio anterior Homogenic (1997). Um álbum que louva a paz e o sossego, Vespertine não é apenas adorável; Isso prova que nas mãos de Björk, a intimidade pode ser tão atraente quanto as emoções mais altas.

Auxiliada pela dupla Matmos, Björk criou "microbeats" a partir de vários sons caseiros, como o de cartas embaralhadas e gelo sendo quebrado.

Liricamente, o álbum gira em torno de sexo e amor, às vezes explicitamente, inspirado em seu relacionamento na época com Matthew Barney; outras fontes de inspiração incluem um poema de E. E. Cummings, a peça Crave de Sarah Kane e diálogos escritos por Harmony Korine.

Vespertine alcançou a posição 19 na Billboard 200 dos Estados Unidos e 8 na parada de álbuns do Reino Unido. Foi amplamente aclamado pela crítica, com elogios centrados em seu clima erótico e íntimo e o uso de muita experimentação sonora.

 

Comentários