Em agosto de 1984 era lançado Tesla Girls, single do álbum Junk Culture do OMD. Você confere essa e outras faixas do OMD na programação da FWR.radio.
O single alcançou o Nº 21 no Reino Unido. Embora apenas moderado sucesso nas paradas, tornou-se um dos maiores hits da banda nas pistas.
O título da música refere-se a Nikola Tesla inventor, engenheiro elétrico, engenheiro mecânico e futurista que é mais conhecido por suas contribuições para o projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade por corrente alternada (CA) .
O crítico Dave Thompson descreveu a faixa como "eletrizante", enquanto elogiava sua letra. O colega Ned Raggett também elogiou a letra da música, bem como sua melodia e introdução "brilhante e hiperativa". O jornalista do Louder Than War, Paul Scott-Bates, escreveu que o single "Tesla Girls" é "tão perfeito quanto os singles pop podem ser".
"A corrente percorre os próprios sulcos deste single eletrizante, intitulado em homenagem a um dos pioneiros da eletricidade de alta tensão, o físico e inventor Nikola Tesla. Quão longe avançamos desde sua morte em 1943 e como crescemos dependentes da eletricidade em todos os aspectos de nossas vidas. De computadores a sintetizadores, as correntes de Tesla permeiam nossa existência.
Não é de se admirar que o OMD não consegue ficar parado ou se acalmar quando a eletricidade está brilhando ao seu redor. E assim o grupo presta homenagem a Tesla e suas damas eletrificadas, uma metáfora para a própria corrente, uma alegoria para os cientistas em geral e uma representação do mistério que é aparentemente inerente às mulheres e à eletricidade. A letra é quase tão inteligente quanto a música", Allmusic.
A faixa é apresentada no filme Weird Science (Mulher Nota 1000 de 1985) do cultuado diretor John Hughes.