No dia 28 de agosto de 1978 era lançado Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, primeiro álbum de estúdio do Devo, produzido por Brian Eno e coproduzido por David Bowie. Você confere as faixas do Devo na programação da FWR.radio.
Q: Are We Not Men? foi uma pedra de toque seminal no desenvolvimento da new wave americana. Foi um dos primeiros álbuns pop a usar sintetizadores como um elemento textural importante e, embora eles desempenhem um papel coadjuvante neste conjunto de guitarras, a inovação começou a estabelecer as bases para a explosão do technopop que se seguiria muito em breve.
Are We Not Men também reviveu a absurda sátira social do Mothers of Invention, alegando a alienação do punk rock como um lar para freaks e geeks. Embora o apelo de Devo fosse certamente mais amplo, seu som foi adaptado bem o suficiente para aquela sensibilidade que ainda ressoa com um culto de seguidores fanáticos. Não são apenas as teorias dadaístas pseudo-intelectuais, ou a crítica da mentalidade americana como irrefletidamente, submissamente conformista. Era a maneira como sua música refletia essa visão. No entanto, Devo dificilmente soava como uma máquina que funcionava perfeitamente. Havia uma tensão quase insuportável na velocidade de seus ritmos espasmódicos e agitados, superando os Talking Heads, XTC e outras novas oscilações igualmente nervosas. E graças a todas as melodias dissonantes, compassos ímpares e vocais cantantes e uivantes, a tensão nunca encontra alívio, o que é a chave para o impacto do álbum. Também não faz mal que este seja o conjunto de material mais forte de Devo, embora vários picos brilhantes possam ofuscar o restante.
A frase do título do disco "Are we not men?" foi tirada do romance de ficção científica The Island of Doctor Moreau (1896), de H. G. Wells.