O nosso ilustre aniversariante faria 85 anos hoje. Nascido em 30 de agosto de 1939, John Robert Parker Ravenscroft, conhecido como John Peel, foi um DJ inglês, apresentador de rádio, produtor musical e jornalista.
Peel sempre defendeu a nova música, ajudando a inaugurar as eras punk e new wave dos anos 70 e a revolução alternativa do final dos anos 80 e início dos 90 .Quando outros DJs tocavam sucessos da Motown, Peel tocava grupos experimentais.
Peel ficou conhecido por seus lançamentos "Peel Sessions", que documentam as transmissões de rádio que ele fez ao longo dos anos. A série Peel Sessions permitia que novos atos fossem ouvidos, bem como grupos estabelecidos para retrabalhar lançamentos anteriores ou fazer covers de outros artistas. Ali passaram nomes que se tornariam fundamentais no cenário mundial como Jimi Hendrix, The Smiths, David Bowie, Velvet Underground, Sex Pistols, Nirvana, U2, The Cure e Pink Floyd, entre dezenas de outros.
Para ter uma ideia da influência do radialista, basta lembrar que muitos grupos, como Undertones e Siouxsie and the Banshees, só conseguiram contratos com gravadoras após tocar em seu programa.
"Se não fosse John Peel, não haveria nem o Joy Division nem o New Order", disse o guitarrista das duas bandas, Bernard Summer. "Ele era uma das poucas pessoas que davam uma chance para as bandas que tocavam música alternativa serem ouvidas. Uma de suas "descobertas" mais recentes foi a dupla norte-americana White Stripes.
O sobrenome Peel surgiu quando o DJ comandou a Radio London em 1967, estação pirata transmitida de um barco afastado da costa inglesa. O nome foi sugerido por uma secretária da Radio devido ao seu abrangente conhecimento musical.
John Peel morreu repentinamente aos 65 anos de idade de um ataque cardíaco em 25 de outubro de 2004, em Cusco, no Peru.