No dia 30 de agosto de 2004 era lançado Medúlla, quinto álbum de estúdio da Bjork. Você confere as faixas da Bjork na programação da FWR.radio.
Após o lançamento de seu álbum anterior com influência eletrônica, Vespertine (2001), Björk pretendia gravar um álbum quase inteiramente a cappella, construído com vocais humanos.
Para o projeto, ela convidou Mike Patton do Faith No More, os beatboxers Rahzel e Dokaka, bem como a cantora Inuit Tanya Tagaq.
Medúlla recebeu críticas positivas por parte dos críticos, com muitos chamando-o de "único", embora outros o considerassem "confuso".
O álbum também foi um sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar na na Bélgica e na Islândia, enquanto alcançou o topo no Reino Unido. Estima-se que Medúlla vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo e recebeu duas indicações no 47º Grammy Awards.
Dois singles foram lançados de Medúlla: Who Is It e Triumph of a Heart, ambos entraram no top 40 no Reino Unido e no top 10 na Espanha.
Björk promoveu ainda mais o álbum ao se apresentar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, no programa Friday Night com Jonathan Ross e outros programas de televisão e rádio. Além dessas poucas apresentações, nenhum show ou turnê foi organizado para promover Medúlla, já que Björk achou que seria muito difícil apresentar as músicas ao vivo.
Em 2015, o álbum foi adaptado para uma ópera na casa de La Monnaie de Bruxelles por Sjaron Minailo e Anat Spiegel.
"Não é um álbum imediato, mas é fascinante", Allmusic.