No dia 31 de agosto de 1987 chegava às lojas Document, quinto álbum de estúdio do R.E.M.. Você confere as faixas do R.E.M. na programação da FWR.radio.
Document foi o primeiro álbum de R.E.M. a ser coproduzido pela banda e por Scott Litt; esta foi uma colaboração que continuou através das produções de Green, Out of Time, Automatic for the People, Monster e New Adventures in Hi-Fi.
A produção clara do álbum e os riffs de rock musculosos ajudaram a levar a banda ao sucesso mainstream. Este disco não apenas lançou The One I Love, o primeiro hit Top 10 de R.E.M. na Billboard Hot 100 no número 9, mas também deu a eles seu primeiro álbum de platina.
Strange foi originalmente gravada pela banda post punk Wire em seu álbum de estreia Pink Flag. A versão do R.E.M. para essa música tem a letra ligeiramente alterada, onde a linha "Joey's Nervous" foi alterada para "Michael's Nervous" no primeiro verso, e tem um andamento consideravelmente mais rápido.
O R.E.M. expandiu um pouco mais sua instrumentação no álbum, adicionando um dulcimer em King of Birds e um saxofone em Fireplace. Steve Berlin foi integrado para adicionar suas habilidades no saxofone. Essa experimentação levaria à adoção do bandolim, que teve destaque em seus álbuns subsequentes Green e Out of Time; além disso, os músicos da banda começaram a trocar instrumentos tanto em concertos quanto em estúdio, com o objetivo de criar novos sons e evitar estagnação.
A revista Rolling Stone incluiu o álbum em sua lista dos 100 melhores álbuns da década de 1980 (em 41º lugar), e então classificou-o em 462 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos de 2012.
Em 2012, a Slant Magazine listou o álbum em 17º lugar em sua lista de "Melhores Álbuns da década de 1980".