The Jesus and Mary Chain - Darklands - 31 de agosto de 1987
Álbuns / Singles
Publicado em 02/09/2024

No dia 31 de agosto de 1987 era lançado Darklands, segundo álbum do The Jesus and Mary Chain. Você confere as faixas do The Jesus and Mary Chain na programação da FWR.

O álbum é o primeiro da banda a usar bateria eletrônica, substituindo o baterista Bobby Gillespie, que saiu para seguir a carreira de frontman do Primal Scream. Os vocais principais são executados por Jim Reid, com exceção de Darklands, Nine Million Rainy Days e On the Wall, que são cantadas por William Reid.

Darklands alcançou a posição #5 na UK Albums Chart, o álbum com a melhor marca da banda na parada até hoje. Ele foi incluído no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer.

Para aqueles entusiasmados com o som cru e carregado de feedback de Psychocandy, a chegada do álbum Darklands pode ter sido um choque.

Darklands parecia habilmente direcionado ao sucesso das paradas e se apresentou como tal. No disco tudo soa como limpo, o feedback resolvido em acordes compactos apresentados de forma mais acessível.

Não há nenhum elemento de Darklands que o torne datado, exceto pela qualidade do som da bateria eletrônica. Mas mesmo a leve reverberação tem apenas o efeito de contribuir para o ambiente geral frio e úmido de um álbum para o qual guitarras distorcidas, chimbal e estrutura de música lenta de rock emprestam uma qualidade que sobrevive até hoje.

Toda a discografia da banda que se seguiu tem algum elemento que começou neste disco, mas, apesar de seus méritos, nunca chegaram ao mesmo nível de recurso de ponta a ponta.

Cada faixa pode ser considerada um single em potencial. Mais claro do que as canções de Psychocandy, caloroso e mais intimamente entregue do que qualquer coisa nos discos altamente produzidos que se seguiram, o material está entre os melhores trabalhos dos irmãos Reid.

 

Comentários