Arnaldo Antunes (Titãs) - 2 de Setembro de 1960
Músicos / Artistas
Publicado em 02/09/2024

Arnaldo Antunes é o ilustre aniversariante do dia. Nascido no dia 2 de Setembro de 1960, Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho OMC, ou simplesmente Arnaldo Antunes, é um músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro.

Em 1978 ingressou em Letras da FFLCH-USP, onde seguiria o curso de Linguística, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas. Em novembro de 1985, foi preso, juntamente com o colega de Titãs Tony Bellotto, por porte de heroína. Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de suas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.

Em 2002 formou em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. Também atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais de Nando Reis, Branco Mello, Edgard Scandurra, Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Em 2008 fundou a banda Pequeno Cidadão, que integrou até 2012. Dela fazem parte Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, além de seus filhos e sobrinhos.

O músico foi VJ da MTV Brasil durante o ano de 2011, comandando o mensal Grêmio Recreativo.

Em 2020, a produtora Porta dos Fundos lançou uma nova versão de "A Marcha do Demo", música dos Vestidos de Espaço, com Arnaldo nos vocais para promover seu especial de natal Teocracia em Vertigem.

Fora da música, também já expôs trabalhos em artes plásticas.

 

Comentários