No dia 3 de setembro de 1991 chegava às lojas pela Creation Records, Just for a Day, primeiro álbum de estúdio do Slowdive. Você confere as músicas do Slowdive na programação da FWR.radio.
Just for a Day é o primeiro álbum do Slowdive, e mostra; quando se escuta o magnífico som de Souvlaki (disco seguinte) ou a brilhante experimentação de Pygmalion (terceiro álbum),que fica claro que Just for a Day foi apenas um passo em direção à grandeza que mais tarde alcançariam.
Seu som é bastante parecido com o de Souvlaki, ondas crescentes de guitarras flangeadas, camadas de vocais finos flutuando dentro e fora da mixagem e doces canções pop. Algumas faixas sugerem o som que seria totalmente alcançado em Souvlaki (Celia's Dream, Erik's Song), e o álbum como um todo deve ter soado maravilhoso antes que soubessem do que a banda seria capaz. Just for a Day é realmente um Slowdive na infância.
O álbum alcançou a 32ª posição na UK Albums Chart e a terceira posição na UK Indie Chart.
Após seu lançamento, as cópias do álbum foram rotuladas com um adesivo que dizia "uma substância que altera a mente, sem risco".
O disco foi bem recebido pelos críticos. Em 1999, o crítico Ned Raggett classificou o álbum em 17º lugar em sua lista de "Os 136 (ou mais) álbuns dos anos 90".
Em 2016, a Pitchfork listou o álbum em 7º lugar em sua lista de ″Os 50 melhores álbuns de Shoegaze de todos os tempos″.