Em setembro de 1981 era lançado Homosapien, single do álbum homônimo de Pete Shelley. Você confere essa e outras faixas do Pete Shelley na programação da FWR.radio.
Shelley escreveu a música em 1974, antes de formar os Buzzcocks em 1976. Originalmente planejada como uma faixa demo para os Buzzcocks, Homosapien foi gravada em um dia com o produtor Martin Rushent, que mais tarde iria produzir o The Human League.
A faixa adotou um som mais synthpop em contraste aos riffs de guitarra ásperas da sua ex banda.
O single foi um grande sucesso na Austrália e no Canadá, alcançando o Top 10 em ambos os territórios, além de ter um relativo sucesso na Nova Zelândia.
Embora não tenha conseguido entrar em todas as paradas de singles, foi uma faixa popular em clubes da Europa e dos Estados Unidos e alcançou o número 14 na parada de singles do Billboard Club Play.
A canção foi banida pela BBC por sua "referência explícita ao sexo gay" com a letra "Homosuperior In my interior". Shelley negou que essa fosse a intenção.
Lucas Hilderbrand, um professor da UC Irvine, vê Homosapien como um "hino curioso de orgulho" que nunca usa a palavra "gay" em sua letra, assim como outras faixas de artistas da época.
Desde o seu lançamento, Homosapien tem sido um hino LGBT popular, e foi um sucesso em clubes gays na época em que foi lançado. Hilderbrand descreveu "Homosapien" como o "hit mais homopositivo de 1981."