No dia 4 de setembro de 1981 chegou às lojas Dance, terceiro álbum de estúdio como Gary Numan. Você confere as faixas do Gary Numan na programação da FWR.radio.
Dance apresentou o single Top 10 do Reino Unido, She Got Claws. O próprio álbum alcançou a posição #3 nas paradas do Reino Unido.
Uma espécie de álbum de transição, Dance viu Numan se afastando da música mecânica espasmódica com o sintetizador no papel principal, para abraçar um som (um pouco) mais quente, menos robótico e mais livre.
Faixas como She's Got Claws, Slowcar to China, Cry the Clock Said e Crash são essencialmente Numan, mas suas estruturas musicais estão muito distantes de sucessos anteriores como Are 'Friends' Electric? e Cars.
Dance prova que, quando julgado com seus pares adequados, pode se sair muito bem. O som do álbum constitui uma mudança significativa de estilo em relação aos arranjos pesados de sintetizadores analógicos dos primeiros sucessos de Numan, é um Numan autocontrolado e sofisticado. Ele ainda pode filtrar e explorar ruídos passados de uma forma sensata, até mesmo surpreendente, mas a música carecia de outros elementos: Dance é a homenagem mais pura, limpa e responsável de Numan a Brian Eno.