No dia 4 de setembro de 1989 era lançado Haus der Lüge, quinto álbum de estúdio do Einstürzende Neubauten. Você confere as faixas do Einstürzende Neubauten na programação da FWR.radio.
O último álbum do Einsturzende lançado nos anos 80 fechou a década com uma nota alta. Haus der Lüge mal dura mais do que quarenta minutos, mas o tempo se mostra o necessário para o máximo de impacto que cria.
A formação de cinco músicos experientes faz barulho, embora o foco seja mais direto no rock com toque industrial, em oposição ao estrondo industrial completo e experimentação sônica implacável.
As coisas dispararam após uma alternância de voz/ruído de Prolog com Feurio!, um dos singles mais fortes da banda. Com um ritmo sinistro, gemidos e gritos na mixagem, linhas de guitarra repentinas preenchendo o som, uma abordagem vocal declamatória por parte de Blixa Bargeld em pleno vigor. Talvez seja uma das canções mais "Industrial Dance" que o grupo já fez, mas parece uma conclusão lógica de seu som, em vez de um abraço repentino da estética Wax Trax!.
Adicione tudo isso a uma capa de impacto baseada em uma xilogravura do artista renascentista alemão Hans Baldung Grien com um ensaio apreciativo do escritor Biba Kopf, e Haus der Lüge atinge a perfeição.