Freddie Mercury faria 78 anos hoje. Nascido no dia 5 de setembro de 1946, Freddie Mercury (nascido Farrokh Bulsara) foi um cantor, compositor, produtor musical e vocalista da banda Queen. Você ouve as faixas do Queen na FWR.radio.
Combinando uma personalidade de palco escandalosamente extravagante com um imenso talento para escrever canções cativantes e complexas, além de possuir uma das maiores vozes da música moderna, o vocalista Freddie Mercury continua sendo um dos maiores artistas de rock de todos os tempos. Ao lado dos colegas do Queen, o guitarrista Brian May, o baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor, Mercury inicialmente emergiu como um dos artistas de rock mais indeléveis dos anos 1970.
Trabalhando inicialmente no gênero hard rock, Mercury abraçou uma ampla gama de sons com o Queen, que vão do clássico ao music hall, do glitter ao progressivo, eventualmente até fazendo incursões influentes no funk e disco conforme a banda avançava nos anos 80. Os álbuns de Mercury com o Queen são considerados clássicos e geraram um grande número de sucessos, incluindo "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "We Are the Champions/We Will Rock You" e "Another One Bites the Dust". Ele continuou sua exploração artística longe do Queen, trabalhando com Giorgio Moroder no single "Love Kills" de 1979 e mergulhando ainda mais no pop baseado em sintetizadores em seu único álbum solo apropriado, Mr. Bad Guy de 1985. Ele também fez dupla com a diva da ópera Montserrat Caballe para o álbum orquestral Barcelona de 1988.
Seja sozinho ou com o Queen, o imenso talento, a paixão inconfundível e a personalidade descomunal de Mercury continuam a durar muito depois de sua morte no dia 24 de novembro de 1991, pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).