No dia 5 de setembro de 1980 era lançado Telekon, segundo álbum de Gary Numan. Você confere as faixas de Gary Numan na programação de Fakktory.
O disco estreou no topo da parada de álbuns do Reino Unido em setembro de 1980, tornando-se seu terceiro número 1 consecutivo .O álbum Telekon também foi o terceiro e último lançamento do que Numan chamou de "trilogia das máquinas" em sua carreira, seguindo Replicas e The Pleasure Principle.
Em contraste com The Pleasure Principle, com sua falta de guitarras e seu som robótico, Telekon apresenta um uso pesado de guitarras e cordas junto com texturas mais ricas de sintetizador .
Como todos os discos de Numan, Telekon provou ser um trabalho influente. Trent Reznor afirmou ter ouvido o disco todos os dias durante a produção de Pretty Hate Machine e Stephin Merritt do The Magnetic Fields também se tornou um fã de Numan através desse álbum.
No entanto, o primeiro cover de uma música do Telekon, no ano de seu lançamento, foi de Robert Palmer, que com a colaboração de Numan gravou uma versão de I Dream of Wires para o LP Clues.
A continuação de Gary Numan ao impecável The Pleasure Principle foi o Telekon dos anos 80. Embora tenha sido outro mega-hit na Inglaterra, Numan não conseguiu acompanhar seu grande hit new wave, Cars, nos Estados Unidos, onde ele ficou injustamente marcado como "one-hit wonder".
Telekon também viria a ser o último verdadeiro álbum clássico do Numan, já que problemas financeiros e uma tentativa sem foco de tentar diferentes formas musicais (bem como uma aposentadoria de curta duração) o afastariam de sua visão original.
Numan experimentou o funk pela primeira vez em sua carreira (Remind Me to Smile), mas ainda havia muitas incursões arrepiantes de sintetizadores para manter os fiéis Numan satisfeitos.