Paul Waaktaar-Savoy é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 6 de setembro de 1961, Pål Waaktaar Gamst é mais conhecido por seu trabalho como o principal compositor e guitarrista da banda pop norueguesa A-ha. Ele escreveu ou coescreveu a maioria dos maiores sucessos da banda. Você confere as faixas do A-ha na programação da FWR.radio.
Pål Waaktaar, como era conhecido na época, era um dos integrantes da banda norueguesa Bridges, junto com o tecladista Magne Furuholmen (com quem mais tarde formaria o A-ha).
Em 1980, Bridges lança seu único álbum, o LP autofinanciado Fakkeltog. Embora o título seja norueguês (que significa procissão de tochas), as canções são em inglês.
A banda tocou ao vivo por várias vezes incluindo um show notável onde Morten Harket estava na plateia e após o show os conheceu pessoalmente.
Com o fim da Bridges em 1981, o trio composto pelo vocalista Morten Harket; o guitarrista Pål Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen se reuniram em 1982 e trocaram a Noruega por Londres para fazer carreira musical. "Estávamos tentando pensar em um nome para a banda, nos concentramos em palavras norueguesas que as pessoas poderiam falar em inglês".
Eles descartaram essa ideia quando o Morten viu uma música chamada "A-ha" na coleção de Waaktaar. "Era uma música terrível, mas um grande nome", diz Morten.
Waaktaar-Savoy passou a ser o guitarrista e compositor principal do A-ha, uma das bandas de maior sucesso dos anos 1980. Uma vez que a Q Magazine o nomeou um dos melhores letristas desconhecidos de sua geração.
A banda A-ha vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo. Os três membros do A-ha, Morten Harket, Magne Furuholmen e Waaktaar-Savoy, foram nomeados Cavaleiros da 1ª Classe da Ordem Real Norueguesa de St. Olaf por sua contribuição à música norueguesa.