David Steele (The Beat e Fine Young Cannibals) - 8 de setembro de 1960
Músicos / Artistas
Publicado em 09/09/2024

O aniversariante do dia é David "Shuffle" Steele. Nascido no dia 8 de setembro de 1960, David Steele é um músico inglês que fez parte do The Beat e do Fine Young Cannibals. Você confere as faixas do The Beat e Fine Young Cannibals na programação da Fakktory.

De 1978 a 1983, Steele foi baixista da banda 2 Tone e The Beat (conhecida nos Estados Unidos como English Beat). Após Ranking Roger e Dave Wakeling deixarem o The Beat para formar o General Public, Steele e o guitarrista Andy Cox recrutaram o cantor Roland Gift para formar o Fine Young Cannibals, cuja carreira durou até o início dos anos 1990.

Em 1988, enquanto FYC estava em um hiato, Cox e Steele lançaram o single de house music instrumental, Tired of Getting Pushed Around, sob o nome de Two Men, a Drum Machine and a Trumpet. Ele alcançou o nº 18 no UK Singles Chart. No mesmo ano, eles também colaboraram com Wee Papa Girl Rappers no single Heat It Up, que alcançou o nº 21.

As linhas de baixo de Steele no The Beat pegaram o estilo jamaicano do ska e adicionaram um estilo mais pesado, influenciado pelo punk. O FYC tinha um som mais soulful, as vezes eletrônico, e as linhas de baixo de Steele eram menos proeminentes.

Steele coescreveu canções para The Beat e Fine Young Cannibals, mais notavelmente She Drives Me Crazy, Good Thing e I'm Not the Man I Used to Be.

Após o fim de seu trabalho com Fine Young Cannibals, Steele passou a desempenhar uma variedade de outros papéis na indústria musical. Ele produziu o álbum Find Your Way da Gabrielle, que alcançou o nº 8 no UK Albums Chart em 1993, assim como a trilha sonora do filme The Truth About Cats & Dogs em 1996.

No verão de 2004, ele lançou o álbum "Fried", onde colaborou com o vocalista de New Orleans, Jonte Short. O álbum foi uma mistura de soul, funk e R&B.

 

Comentários