Em setembro de 1980 era lançado Waiting for a Miracle, primeiro álbum de estúdio do The Comsat Angels. Você confere as faixas do The Comsat Angels na programação da FWR.radio.
O álbum inteiro foi gravado em 10 dias. O frontman Stephen Fellows explicou como eles conseguiram fazer isso: "Estávamos totalmente organizados. Arranjos, ritmos e todas as letras foram resolvidas antes de entrarmos no estúdio".
Mas ele não ficou totalmente satisfeito como disse em uma entrevista de 2002 : "O que mais me incomoda nos [primeiros] álbuns é meu canto, principalmente no primeiro álbum. Gostaria de ter cantado mais antes de fazer isso".
A fotografia da capa foi tirada em Sheffield Parkway, Sheffield.
Waiting for a Miracle é um primeiro álbum mágico, depois de curtas e longas fases de perplexidade, confusão e fascinação. Suas canções de ruína romântica, paranoia e dúvida são inelásticas e incessantemente tensas. Mesmo quando as canções são mais vibrantes e atraentes, elas têm uma qualidade insular e estranha.
Os instrumentos são tocados com uma simplicidade intrépida, mas quando são ouvidos como um só, eles soam peculiares e complexos.
Atuando como uma banda de garagem minimalista com um pé no passado e o outro no futuro, a banda parece um pouco tímida de vez em quando, não tendo certeza até onde pode levar sua singularidade, mas é apenas outro fator que alimenta o nervosismo insistente do álbum.
Embora existam diferenças cruciais que se revelam após uma escuta profunda, este álbum pode ser apreciado por qualquer pessoa tocada por outros álbuns post punk independentes lançados no no mesmo ano, como Closer do Joy Division, The Affectionate Punch dos Associates, The Correct Use of Soap do Magazine, Jeopardy do The Sound e Simple Minds com Empires and Dance.