No dia 8 de setembro de 1986 chegava às lojas Crash, quinto álbum do The Human League. Você confere as faixas do The Human League na programação da FWR.radio.
Depois de passar 2 anos gravando Hysteria, que teve um sucesso moderado, a banda lutou para conseguir gravar mais material.
A Virgin Records, preocupada com a falta de progresso em uma de suas bandas principais, convocou os integrantes para uma reunião. Como o problema foi por falta de produção, foi sugerido que a banda aceitasse trabalhar com a dupla de produtores, Jimmy Jam e Terry Lewis.
Após o entusiasmo inicial de ambos os lados, a relação de trabalho começou a ruir. Jam e Lewis tinham controle total sobre o álbum e insistiram que suas próprias faixas tivessem precedência sobre o material da banda. Jam e Lewis também eram intolerantes com os métodos de trabalho descontraídos da banda.
Após 4 meses, Oakey fez com que os integrantes voltassem para Sheffield, deixando Jam e Lewis para completar o álbum usando músicos de sessão.
Oakey disse mais tarde: "Gostamos de estar no controle do estúdio. Não gostamos de abrir mão disso para um produtor. É por isso que tivemos uma grande discussão final, e decidimos ir para casa e deixá-los terminar".
Quando lançado se tornou um sucesso inesperado. Uma das composições de Jam e Lewis, Human, foi lançada como o primeiro single do álbum e se tornou o segundo nº 1 da banda na Billboard Hot 100 dos EUA e seu primeiro hit no Reino Unido em mais de três anos.
O álbum alcançou o nº 7 no Reino Unido (onde foi certificado como Ouro por vendas acima de 100.000 cópias) e a posição 24 na parada de álbuns Billboard 200 dos EUA.
Oakey, em retrospecto, afirma que foi esse álbum que salvou a carreira da banda e um dos principais motivos pelos quais eles ainda estão gravando hoje.