No dia 11 de setembro de 1989 era lançado Below the Waste, quarto álbum do Art of Noise. Você confere as faixas do Art of Noise na programação da FWR.radio.
O álbum em que a banda experimentou a World Music, com participação dos grupos sul-africanos Zulu Mahlathini e o Mahotella Queens, que fornecem uma camada pesada de vocais em sua maioria em língua não inglesa (Yebo!, Chain Gang e Cuspir).
Below the Waste representa os interesses divergentes dos dois integrantes restantes do grupo original, Anne Dudley e J.J. Jeczalik. A influência de Dudley é evidente nos interlúdios ambientais, nas faixas melódicas e orquestrais, enquanto a influência de Jeczalik pode ser ouvida nas faixas dub e nas mais pesadas com arestas do rock.
As últimas canções também apresentam arranjos mais típicos do material anterior da banda, utilizando técnicas de sampler, fade-outs longos, uma mistura diversa de instrumentos clássicos, riffs de guitarra e percussão típica da música industrial.
Como seu antecessor, In No Sense? Nonsense !, o álbum também apresenta versões cover de temas previamente gravados compostos para televisão e cinema, Robinson Crusoe (originalmente o tema do programa de televisão de 1964 The Adventures of Robinson Crusoe) e James Bond Theme, que foi submetido para o trilha sonora do filme , License to Kill (007-Licença para Matar) e posteriormente rejeitada pelos produtores do filme.
Os Emphasis Speakers na capa do álbum foram projetados por Morten Villiers Warren para a B&W.
Embora o álbum tenha sido elogiado por sua colaboração com Mahlathini e Mahotella Queens, as críticas foram em sua maioria negativas, com o crítico musical Dean Carlson, chamando o álbum de "falha na ignição" e comparando-o a "world mall-music".