No dia 12 de setembro de 1988 era lançado VIVIsectVI, quarto álbum do Skinny Puppy. Você confere as faixas do Skinny Puppy na programação da FWR.radio.
Apesar de abordar temas polêmicos e difíceis como direitos dos animais, guerra química e resíduos ambientais, VIVIsectVI foi bem recebido.
O disco gerou 2 singles, Censor, que foi lançado no álbum como Dogshit, e Testure, que foi a única música do Skinny Puppy a entrar nas paradas do Dance Club da Billboard.
VIVIsectVI foi seguido por uma turnê com o Nine Inch Nails como banda de abertura.
O álbum viu um refinamento do som caracteristicamente áspero, mecânico e de samples pesados, com vários críticos rotulando-o como o melhor disco da banda.
Desde seu lançamento, VIVIsectVI tem sido aclamado pela crítica e reconhecido como um lançamento essencial na música industrial eletrônica.
O título do álbum, VIVIsectVI, é um trocadilho que visa associar a vivissecção ao satanismo por meio dos algarismos romanos de 666 juntamente com a palavra "seita".
Durante uma apresentação da banda em Cincinnati, duas pessoas do público acreditaram que o cachorro de pelúcia que Ogre estava vivisseccionando no palco era real e chamaram a polícia. Dois policiais à paisana foram aos camarins e abordaram a banda sem fornecer qualquer identificação. Mesmo depois de tornar-se evidente que nenhum animal havia sido ferido durante o show, a banda, acusada de conduta desordeira, foi presa e encarcerada. Depois de passar uma noite na prisão, a banda foi libertada e multada em $200.
"Este é nosso álbum mais difícil [...] Há álbuns no passado que podem ser um pouco mais desagradáveis, mas o assunto e a intensidade foram refinados a um ponto que agora não podemos disfarçá-los", cEvin Key, integrante Skinny Puppy.