No dia 12 de setembro de 1980 era lançado Scary Monsters (And Super Creeps), 14º álbum de David Bowie. Você confere as faixas do David Bowie na programação da FWR.radio.
Primeiro álbum do David Bowie após a Trilogia de Berlim, que consistia em Low, Heroes e Lodger (1977-1979). Embora considerada muito significativa em termos artísticos, a trilogia provou ser menos bem-sucedida comercialmente.
Bowie alcançou com Scary Monsters o que o biógrafo David Buckley chamou de "o equilíbrio perfeito" entre criatividade e sucesso popular.
Após o lançamento, o álbum foi aclamado pela crítica e alcançou o primeiro lugar e foi Platina no Reino Unido, enquanto restaurava com sucesso a posição comercial do cantor nos EUA.
Scary Monsters seria mais tarde referido por alguns como o "último grande álbum" de Bowie e uma referência para lançamentos posteriores.
De acordo com o coprodutor Tony Visconti, o método de David Bowie em Scary Monsters era um pouco menos experimental e mais preocupado em alcançar um som comercialmente viável.
Após sua ausência em Lodger, Robert Fripp retornava com o seu som de guitarra distinto que havia emprestado a Heroes. O pianista de Bruce Springsteen, Roy Bittan, estava de volta para seu primeiro álbum de Bowie desde Station to Station cinco anos antes, enquanto Pete Townshend do Who participou da faixa Because You're Young.
Em 2000, a revista Q classificou Scary Monsters em 30º lugar em sua lista dos 100 maiores álbuns britânicos de todos os tempos.
Em 2012, a Slant Magazine listou o álbum na 27ª posição em sua seleção de "Melhores Álbuns da década de 1980", com a legenda "Bowie freia a experimentação de sua trilogia de Berlim e canaliza os floreios dos sintetizadores e os licks desequilibrados de guitarra em um dos álbuns pop mais peculiares da década".