Fiona Apple - 13 de setembro de 1977
Músicos / Artistas
Publicado em 13/09/2024

Fiona Apple é a aniversariante do dia. Nascida no dia 13 de setembro de 1977, Fiona Apple McAfee-Maggart é uma cantora e compositora americana. Você confere as faixas de Fiona Apple na programação da FWR.radio.

Fiona Apple nunca pertenceu exatamente a uma cena específica. O mais perto que ela chegou foi no início de sua carreira, quando seu álbum de estreia, Tidal, chegou quando a onda do rock alternativo atingiu seu pico em 1996. Apple passou seu tempo no Buzz Bin da MTV (seleto grupo de videoclipes de novos artistas e bandas que a rede considerava "dignos de barulho", "de ponta" ou "a próxima grande novidade") e em turnê com o concerto Lilith Fair de Sarah McLachlan, ganhando um single de sucesso, "Criminal", e certificação de platina ao longo do caminho, mas ela não era uma folkie ou uma punk rocker. Suas raízes estão no jazz e cantores/compositores clássicos dos anos 70, uma mistura idiossincrática que teve um foco mais nítido em seu segundo álbum, When the Pawn. Após seu lançamento em 1999, When the Pawn chamou a atenção por sua intensidade emocional, arranjos não convencionais e talento excêntrico. À medida que sua produção diminuía, sua reputação como uma artista ousada cresceu. The Idler Wheel e seu sucessor de 2020, Fetch the Bolt Cutters, confirmaram que Apple assumiu riscos auditivos sem abandonar suas qualidades como cantora/compositora, uma combinação que a ajudou a manter um devoto culto de seguidores.

Em 17 de junho de 2020, Apple foi confirmada como colaboradora no 39º álbum de Bob Dylan, Rough and Rowdy Ways. Em 15 de abril de 2021, Apple fez um cover de "Love More" de Sharon Van Etten, do 10º aniversário do segundo álbum de Van Etten, Epic.

Em dezembro, a Apple apareceu em uma capa do clássico de Natal "Silent Night", lançado por Phoebe Bridgers.

 

Comentários