David Bowie - Reality - 15 de setembro de 2003
Álbuns / Singles
Publicado em 16/09/2024

No dia 15 de setembro de 2003 era lançado Reality, vigésimo terceiro álbum de estúdio de David Bowie. Você confere as faixas do David Bowie na programação da FWR.radio.

Em vez de ser um retorno único, Heathen de 2002 acabou sendo onde David Bowie se estabeleceu em um ritmo agradável para sua carreira nos últimos dias. Trabalhando mais uma vez com o produtor Tony Visconti, Bowie novamente retorna a um som do passado, mas o ajusta o suficiente para fazê-lo parecer moderno, não retro. Basicamente, Reality é um Scary Monsters bem ajustado, sem a paranoia e o desespero, e se esses dois ingredientes foram essenciais para o sentimento e o efeito desse álbum, é um crédito para Bowie que ele encontrou uma maneira de manter o som e a abordagem desse disco, mas torne-o brilhante e alegre e mantenha-o interessante. Uma vez que parte do apelo de Monsters é a sensação arrepiante de mal-estar e seu distanciamento gelado, parece que uma variação mais quente e madura disso não teria sucesso, mas Bowie e Visconti são produtores afiados, mantendo o que funciona, camadas de vozes e guitarras, teclados elegantes, ritmos friamente propulsores, e amarrando-os a outro forte conjunto de canções.

Reality não tem o choque do novo, mas oferece algumas surpresas, a principal delas a produção inventiva, garantida e canções memoráveis. É um pouco mais artístico do que Heathen, mas semelhante em sua sensação e tão satisfatório quanto. Ambos os discos são testemunhos do fato de que roqueiros veteranos podem fazer discos clássicos de forma satisfatória sem resultar em nostalgia ou ficarem muito confortáveis.

 

Comentários