No dia 16 de setembro de 1985 chegava às lojas The Boy with the Thorn in His Side, single da banda The Smiths. Você confere as faixas do The Smiths na programação da FWR.radio.
O single alcançou a posição 23 no UK Singles Chart. Uma versão ligeiramente remixada apareceu em seu terceiro álbum, The Queen Is Dead, em junho de 1986.
Este foi o primeiro single dos Smiths a ser acompanhado por um videoclipe promocional, algo que a banda havia resistido anteriormente. Eles também apresentaram a música no Top of the Pops.
A principal diferença entre a versão single e a versão do álbum está no uso de cordas sintetizadas. Elas estão praticamente ausentes na versão do single.
Em 2003, Morrissey a nomeou sua música favorita dos Smiths.
A faixa foi regravada por nomes como Belle & Sebastian, Scott Matthews, Jeff Buckley, Emilie Autumn, Xiu Xiu, Dinosaur Jr's, J Mascis e The Cat Empire em apresentações ao vivo.
O homem que salta na capa do single é um jovem Truman Capote.
Certa vez foi perguntado a Morrissey se essa música era inspirada em Oscar Wilde, e ele respondeu: "Não, isso não é verdade. É sobre a indústria da música e todas aquelas pessoas que nunca acreditaram em nada do que eu disse, tentaram se livrar de mim e não conseguiram".