No dia 16 de setembro de 1983 era lançado Warriors, quinto álbum de Gary Numan. Você confere as faixas de Gary Numan na programação da FWR.radio.
Enquanto Numan estava trabalhando no material inicial de Warriors, a Beggars Banquet sugeriu que ele deveria ter um coprodutor em vez de produzir o álbum inteiramente sozinho. Numan não gostou no início, mas o diretor-gerente da WEA, Mike Heap, prometeu a ele um orçamento promocional virtualmente ilimitado ao álbum se ele contratasse um produtor.
Numan decidiu recrutar o guitarrista Bill Nelson para o trabalho, já que ele era um admirador da banda de Nelson, Be-Bop Deluxe.
Infelizmente para Numan, Mike Heap foi demitido e a gravadora não estava mais disposta a cobrir todos os custos do álbum. Depois do lançamento de Warriors, a WEA ainda afirmou estar satisfeita com as 60.000 cópias vendidas até então.
Numan afirmou mais tarde que Warriors apontou o caminho para seu declínio artístico ao longo dos anos 1980: "Achei que, ao contratar alguns dos melhores músicos e cantores, eu poderia tornar meus discos mais musicais e que minhas próprias limitações seriam menos problemáticas. O que eu realmente fiz foi enterrar progressivamente o próprio estilo que meus fãs gostavam. Por um tempo eu ainda cantei, é claro, mas inundava minhas próprias performances em enormes camadas de backing vocals. Eu não sabia o que estava fazendo, mas com Warriors eu estava acendendo a vela do que quase foi meu funeral".
Infelizmente, Numan e Bill Nelson discutiram durante as sessões de gravação; ambos os artistas tinham ideias diferentes sobre como o álbum deveria soar e filosofias diferentes sobre a música em geral.
A imagem de Numan para o álbum, singles e turnê ao vivo do Warriors foi influenciada pelo filme Mad Max 2 (1981). Muitas partes do traje real vieram de uma sex shop do Soho, Londres.