The Clash - Straight To Hell - 17 de setembro de 1982
Álbuns / Singles
Publicado em 17/09/2024

No dia 17 de setembro de 1982 era lançado Straight To Hell, faixa do álbum Combat Rock do The Clash. Você confere essa e outras faixas do The Clash na programação da FWR.radio.

O single foi lançado como duplo com Should I Stay or Should I Go.

Straight to Hell foi escrita e gravada no final das sessões de gravação do The Clash em Nova York para o álbum Combat Rock. O técnico de guitarra de Mick Jones, Digby Cleaver, descreve as sessões como "uma corrida louca e criativa" que ocorreu em 30 de dezembro de 1981, um dia antes do Clash pegar um voo, na véspera do Ano Novo de 1981.

Joe Strummer refletiu sobre esse processo criativo em um artigo de 1991: "Escrevi a letra passando a noite inteira acordado no Hotel. Eu fui ao Electric Lady e apenas coloquei o vocal na fita, terminamos cerca de vinte para a meia-noite. Pegamos o trem do Village até a Times Square. Nunca vou me esquecer de sair do metrô, pouco antes da meia-noite, sabendo que tínhamos acabado de fazer algo realmente grande".

Como muitas canções do Clash, a letra de Straight to Hell denuncia a injustiça. O primeiro versículo refere-se ao fechamento de siderúrgicas no norte da Inglaterra e ao desemprego de várias gerações, e também considera a alienação de imigrantes que não falam inglês na sociedade britânica. O segundo verso diz respeito ao abandono de crianças que foram geradas por soldados americanos durante a Guerra Vietnã.

A música tem uma batida distinta. "Você não poderia tocar rock 'n' roll com isso. Basicamente, é uma Bossa Nova", disse Topper Headon (baterista).

Apesar de Should I Stay or Should I Go ter recebido mais atenção nas rádios, o crítico Adrian Thrills da NME escreveu "Straight to Hell reafirma que ainda há vida inteligente no The Clash".

 

Comentários