Em setembro de 1986 era lançado The No Comprendo, segundo álbum do grupo francês Les Rita Mitsouko. Você confere as faixas do Les Rita Mitsouko na programação da FWR.radio.
Les Rita Mitsouko não é um nome que signifique muito fora da França, mas deveria. Afinal, essa dupla, que se originou da cena de Paris no início dos anos 80, atraiu alguns fãs muito influentes: o produtor de Bowie, Tony Visconti, comandou dois de seus álbuns, incluindo The No Comprendo, e eles colaboraram com Sparks e Iggy Pop. Serj Tankian do System of a Down até apareceu em um de seus álbuns dos anos 2000.
Formada pelo guitarrista Fred Chichin e pela cantora Catherine Ringer, Les Rita Mitsouko foi uma banda que nunca seguiu o caminho tradicional para fazer uma música. Sua vasta gama de influências incluiu punk, synthpop, rockabilly, funk, flamenco e jazz. Ouvir seus discos é como ouvir a trilha sonora imaginária de um dos primeiros filmes de Pedro Almodóvar: em cada esquina está outro personagem excêntrico e extravagante, outra festa à beira da violência. Se você gosta de Roxy Music, John Waters, mulheres fortes e vida noturna decadente, você vai gostar de Les Rita Mitsouko.
"C'est Comme Ca", o grande single do álbum, é diferente novamente. Uma explosão total de new wave e rock 'n' roll, veio com um vídeo fantástico que mostrou como Ringer era uma estrela. Ela oferece uma performance poderosa em "C'est Comme Ca", alternando entre o canto de Annie Lennox e o uivo de Siouxsie Sioux, enquanto os irresistíveis canivetes da guitarra de Chichin estão atrás dela.
The No Comprendo é um álbum em que nenhuma música se parece com a outra, feito por uma banda com tanto talento que poderia recorrer a qualquer coisa, mas que foram travessos o suficiente para não levar isso muito a sério.