Em setembro de 1981 era lançado Penthouse and Pavement, álbum de estreia da banda Heaven 17. Você confere as faixas do Heaven 17 na Fakktory.
O single (We Don't Need This) Fascist Groove Thang não alcançou sucesso nas paradas, em parte por ter sido banido da BBC. Na letra, o fascismo e o racismo são descritos de forma irônica, usando o léxico da música funk.
A letra também faz referência aos líderes políticos do Reino Unido e dos EUA da época, a primeira-ministra Margaret Thatcher e o presidente Ronald Reagan, respectivamente, e incluem denúncias de racismo e fascismo.
Quando Ian Craig Marsh e Martyn Ware deixaram o The Human League em 1980, a decisão parecia duvidosa; afinal, a banda surgiu em alta e alcançaria fama já no ano seguinte com o álbum Dare!.
O primeiro álbum do Heaven 17, o trio formado por Marsh, Ware e o vocalista Glenn Gregory, não foi recebido com elogios comerciais, mas acabou sendo um lançamento importante. Continuando de onde o Kraftwerk havia parado com The Man Machine, o grupo criou um electropop cintilante que não economizou em grooves dançantes e melodias memoráveis.
O que distinguiu Heaven 17 foram os vocais profundos de Gregory, que conseguiu o difícil truque de soar dramático sem ser pretensioso.
Outras combinações destacadas de letras espirituosas e grooves electro incluem The Height of the Fighting e Play to Win, enquanto a faixa-título funky se baseia no R&B americano.
O sucesso nas paradas se provou um tanto elusivo; o grupo não conseguiu um grande sucesso até The Luxury Gap (1983). Mesmo assim, se destaca como uma das estreias mais bem-sucedidas dos anos 80.
O disco esta no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer. A faixa-título foi incluída na trilha sonora do filme de suspense erótico de 1993, Sliver (Invasão de Privacidade).