No dia 19 de setembro de 1988 era lançado Tender Prey, quinto álbum de estúdio da banda australiana Nick Cave and the Bad Seeds. Você confere as faixas do Nick Cave na programação da FWR.radio.
Produzido por Flood, o álbum foi gravado em várias sessões ao longo de quatro meses em Berlim.
O álbum abre com a canção do vocalista Nick Cave, The Mercy Seat, que posteriormente foi apresentada por uma das influências de Cave, Johnny Cash, em American III: Solitary Man (2000).
Após o seu lançamento, Tender Prey recebeu críticas positivas. No entanto, o álbum não alcançou as paradas tanto na Austrália, país natal da banda, quanto nas paradas da Billboard dos Estados Unidos.
O disco foi listado no livro 100 Best Australian Albums, ao lado de The Boatman's Call (1997), no Top 30.
Em vez de simplesmente refazer o que já haviam feito, Nick Cave e companhia levaram suas marcantes fusões musicais a níveis cada vez mais altos, com consequências fantásticas.
O disco começa com uma indiscutível obra-prima, The Mercy Seat, um auto retrato arrepiante de um prisioneiro prestes a ser executado que compara a cadeira elétrica com o trono de Deus.
Cordas nauseantes de um trio liderado por Gini Ball e o piano espectral de Mick Harvey, uma abordagem musical comum de muitas canções anteriores do Seeds, mas nunca tão dolorosa como aqui. A própria performance de Cave é a cereja perfeita do bolo, comandante e poderosa, capturando de maneira excelente a mistura de medo enlouquecido e retidão na letra.
Combinar esse ponto alto acaba sendo impossível para qualquer outra faixa de Tender Prey, mas os destaques mais do que suficientes demonstram a qualidade geral do álbum.