No dia 20 de setembro de 1986 era lançado Filigree & Shadow, segundo álbum lançado pelo coletivo da 4AD, This Mortal Coil. Você confere as faixas do This Mortal Coil na programação da FWR.
Um título abrangente para uma banda de músicos reunidos e vocalistas convidados pelo executivo da gravadora, Ivo Watts-Russell. O supergrupo consiste principalmente de artistas ligados ao selo 4AD, do qual Watts-Russell foi o cofundador e (na época) o proprietário e diretor.
O álbum foi lançado em setembro de 1986 e entrou na parada do UK Independent Music em 11 de outubro, alcançando a posição #2 e passando 16 semanas na parada no total.
Há um grupo central no álbum, com Simon Raymonde dos Cocteau Twins, o produtor John Fryer, o arranjador Martin McCarrick e o próprio Watts-Russell, apoiando uma variedade de vocalistas, em sua maioria mulheres.
O álbum duplo é quase metade instrumental (todos eles com o tratamento tradicional 4AD de camadas de eco, reverberação e phasing), a maioria dos quais são agradáveis o suficiente, mas não particularmente memoráveis.
As faixas vocais, no entanto, continuam a tendência da estreia com versões covers intrigantes e fascinantemente obscuras, que vão desde a misteriosamente bela The Jeweler de Pearls Before Swine (com vocais parecidos com Scott Walker de Dominic Appleton) e I Must Have Been Blind de Tim Buckley (cantada por Richenel, aparentemente do fundo de um poço muito profundo) a Drugs dos Talking Heads (com um vocal ardente e cheio de alma de Alison Limerick, sobre uma faixa de ritmo forte) e Alone, de Colin Newman, cada um deles reinterpretado no estilo único de This Mortal Coil.
Menos focado do que It'll End in Tears, Filigree & Shadow é uma sequência irregular, mas muitas vezes inspirada e acima da média.